Notícias

Fabricantes de pescados em lata investem em produtos com menos sódio

Ter uma boa alimentação é sinônimo de vida saudável. Escolher bem os ingredientes é fundamental para melhorar a qualidade de vida e um dos fatores que ajudam a evitar o desenvolvimento de doenças. E as empresas estão cada vez mais conscientes da necessidade de oferecer ao consumidor produtos que contribuem para uma alimentação saudável e equilibrada, como no caso dos fabricantes de enlatados, que vêm desenvolvendo produtos com redução de sódio.

Um exemplo deste tipo de alimento é o atum sólido ao natural ou em óleo, cuja quantidade de sódio é reduzida em até 80%, ou até mesmo atum sólido conservado em água mineral, sem adição de sal.

“Os fabricantes de pescados enlatados identificaram que a procura por alimentos saudáveis é uma tendência e que baixo teor de sódio é uma das características mais procuradas pelos consumidores”, explica Thais Fagury, engenheira de alimentos e gerente executiva da Abeaço (Associação Brasileira de Embalagem de Aço).

O sódio é um nutriente essencial para o organismo, pois regula a quantidade de líquidos que ficam dentro e fora das células e atua na condução de estímulos nervosos e na contração muscular. Porém, quando há excesso do nutriente no sangue pode ocorrer alteração no equilíbrio dos fluídos internos do corpo, sobrecarregando o coração e os rins, resultando em hipertensão e outras doenças.

A Organização Mundial da Saúde recomenda oficialmente o consumo máximo de 2g de sódio por pessoa ao dia, o que equivale a 5g de sal. A iniciativa da OMS visa reduzir o número de mortes por doenças como a hipertensão, que só no Brasil atinge cerca de 30 milhões de cidadãos, de acordo com o Ministério da Saúde.

Além de ter teor reduzido ou zerado de sódio, os pescados em lata de aço levam vantagem em relação aos peixes frescos, pois são muito mais práticos, já vêm limpos e prontos para comer. Apesar de ambos possuírem o mesmo ômega 3, gordura essencial para o bom funcionamento do organismo, os enlatados estão muito mais protegidos contra a ação de micro-organismos pela conta da embalagem de aço e permanecem conservados por muito mais tempo sem a presença de conservantes químicos.

“Como no processo de produção os pescados são levados a altas temperaturas e o cozimento é rápido, não é necessária a adição de produtos químicos, uma vez que esse procedimento já protege os alimentos dos micro-organismos”, comenta Thais.
Segundo o Ministério da Saúde para manter uma alimentação saudável, é importante comer pescado pelo menos duas vezes por semana. O peixe é um alimento que não pode faltar em uma dieta balanceada, pois previne doenças cardiovasculares, diminui o nível de colesterol e ansiedade e ativa a memória.

Aproveite as dicas e prepare a sugestão de receita abaixo para ingerir menos sódio e garantir sua dose de ômega 3.

Bolinho de Atum Empanado com Gergelim

Ingredientes

Recheio:
3 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho, picados
1 cebola pequena, picada
1 tomate, sem sementes, picado
2 latas de atum
1 xícara (chá) de azeitona verde, picada
sal e salsinha a gosto

Massa de Milho:
1 lata de milho em conserva
1 ½ xícara (chá) de leite
1 ½ colher (sopa) de manteiga ou margarina
1 cebola média, ralada
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de queijo parmesão, ralado
sal a gosto

Para Empanar:
2 ovos, batidos
1 ½ xícara (chá) de farinha de rosca
1 xícara (chá) de gergelim
óleo a gosto para fritar

Modo de Preparo:

1. Numa panela média, junte todos os ingredientes do recheio, refogue e reserve.

2. Prepare a massa. Bata no liquidificador o milho com leite e reserve. Numa panela média, coloque a manteiga ou margarina e refogue a cebola. Junte a farinha de trigo e deixe dourar. Acrescente o milho com o leite, o queijo parmesão e acerte o sal. Mexa delicadamente até começar a soltar da panela. Retire do fogo e deixe esfriar para preparar os bolinhos.

3. Molde a massa, recheie com o atum, empane e frite.

Rendimento: 20 bolinhos médios
Preço Médio da Receita: R$ 19,60

Sobre a ABEAÇO

A Associação Brasileira de Embalagem de Aço foi criada, em maio de 2003, com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico aos seus fabricantes. A entidade, sem fins lucrativos, investe e apoia iniciativas de gestão ambiental, sobretudo quando associadas a finalidade social e aproxima os interesses de toda a cadeia produtiva. A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço.
Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e o governo.

Saiba mais sobre a ABEAÇO acessando o site www.abeaco.org.br
Acompanhe as novidades sobre as latas de aço: http://twitter.com/latadeaco ou www.facebook.com/AbeacoBrasil
Instagram #amolatadeaço

Informações para a imprensa:
Press à Porter Gestão de Imagem
Telefone: 11 3813-1344
Patricia Artico ( patricia@pressaporter.com.br) – ramal 36
Raquel Ferreira ( raquel@pressaporter.com.br) – ramal 32
Ana Lucia Tanaka ( ana@pressaporter.com.br) – ramal 24