Notícias

Rio Info 2014 encerra com expectativa de R$15 milhões em negócios

Com estimativa de geração de negócios na casa dos R$15 milhões no prazo de doze meses, o Rio Info 2014 foi encerrado nesta quarta-feira, dia 17, no Rio de Janeiro. O coordenador geral do evento, Benito Paret, destacou a importância de políticas de incentivo à tecnologia e à produtividade nacional, o Marco Civil da Internet e a segurança de dados como temas que marcaram o evento.

No campo dos negócios houve a forte presença de empresas inovadoras, com aplicativos e softwares diferenciados. Algumas discussões, como as que envolveram a robótica, as cidades inteligentes, os setores de educação, esportes e petróleo e gás, o e-commerce, as experiências de internacionalização e o governo eletrônico atraíram os participantes.

Na Rodada de Negócios foram 94 empresas, 71 brasileiras e 23 estrangeiras. Diversas parcerias foram estabelecidas, como as três firmadas pela empresa âncora portuguesa It Peers com as cariocas Modulus e Prestek e a paranaense BXT. “O evento foi muito promissor para nossa empresa. Além desses contratos assinados, fizemos contato com potenciais parceiras de Minas Gerais e Maranhão”, afirmou Jorge Silva, diretor da It Peers.

Entre os estudos apresentados um dos destaques foi a pesquisa que mostra que 89% dos órgãos públicos federais e estaduais não oferecem serviços aos cidadãos na internet, como por exemplo, emissão de boletos e agendamentos. O trabalho mostra, no entanto, que 100% dos órgãos públicos federais e estaduais utilizaram computador e tiveram acesso à Internet.

Alterações em modelos de negócios de grandes empresas brasileiras também estiveram em destaque, como as do Peixe Urbano e da Estante Virtual, que anunciaram alinhamento entre marketing e TI, para atendimento às demandas do mercado. Ainda este ano a livraria que reúne os sebos brasileiros passará a vender livros novos. Já a primeira empresa de compras coletivas do país acaba de lançar um aplicativo que permite a utilização imediata do desconto obtido na compra, sem a necessidade de reservar e imprimir o voucher.

Prêmios – O War Games, competição que testa a segurança dos sistemas de informática, chegou à sua sexta edição. Para o desafio remoto foi disponibilizado um arquivo de captura, onde um atacante identificava uma vulnerabilidade e a explorava, conseguindo acesso à máquina vítima. Os competidores realizaram a reconstrução dos passos do atacante através da análise do arquivo de captura e responderam a uma série de perguntas. O vencedor foi Abilio José Simeão, que trabalha há 15 anos diretamente com segurança da informação. Ele é supervisor executivo de segurança da informação da TV Globo.

A Copa Rio Info de Algoritmo (CRIA), uma competição nacional entre estudantes de nível médio e técnico promovida pelo Sindicato das Empresas de Informática do Rio de Janeiro (TI Rio) e pela Federação das Empresas de Informática (Fenainfo) mobilizou onze estados brasileiros, com 53 instituições inscritas. O vencedor foi o CEFET/MG.

Na Rodada de Negócios a vencedora, como empresa de maior sucesso no estabelecimento de parcerias, foi a It Peers, de Portugal, que formalizou três parcerias com as empresas brasileiras Modulus, Prestek e BXT. No Salão da Inovaçãoparte do evento há seis edições, três trilhas foram contempladas, com a participação de 500 projetos brasileiros e internacionais.

Na trilha educação o vencedor foi o projeto “Meu Tutor”, uma plataforma focada na qualidade do ensino e desempenho dos alunos, voltada à aprendizagem personalizada e colaborativa, com base na gameficação.

Na trilha games o vencedor foi o “Clubinho Salva Vidas”, um portal gratuito de games para divertir e educar crianças a partir dos cinco anos sobre segurança por meio dos jogos para crianças.

Na trilha aplicativos o vencedor foi o “Perlink”, com o aplicativo trinks.com, utilizado para agendamento de horários em estabelecimentos de beleza e estética. O app cria o site do estabelecimento, a agenda e o sistema online que será criado.

Serviço:
Rio Info 2014 – 12º Encontro Nacional de Tecnologia e Negócios
www.rioinfo.com.br

Assessoria de Comunicação:
IAA Comunicação e Eventos – (21) 2533-6614 / 4141-3652
Ivan Accioly – ivan@iaacomunicacao.com.br / (21) 99226-8999