Notícias

Usina de Notícias é a assessoria do 5º Festival Internacional Sesc de Música

A Usina de Notícias é a assessoria de imprensa do 5º Festival Internacional Sesc de Música, um dos maiores eventos da área na América Latina, que acontece de 18 a 30 de janeiro, na cidade de Pelotas/RS. Mais de 40 espetáculos de música, além de cursos de instrumento e de canto e intervenções culturais nas ruas, movimentarão a cidade localizada no sul do RS. A abertura do Festival está programada para as 20h30 do dia 18, no Theatro Guarany, com destaque para a apresentação da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, acompanhada dos músicos Yamandu Costa, ao violão; e Ernesto Fagundes, no bumbo leguero. Nesta edição, os concertos de abertura e encerramento contarão com a transmissão online pelo site www.sesc-rs.com.br/festival.

Promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o Festival tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Em sua quinta edição, o Festival se consolida no calendário de eventos do município ao apresentar uma ampla e selecionada programação gratuita. Neste ano, serão apresentados recitais solo, de música de câmara, orquestra sinfônica acadêmica, banda sinfônica acadêmica, ópera, espetáculos de grupos convidados, além de 21 cursos de instrumentos e canto, e aulas de Vivências Musicais. Entre os destaques também estão as apresentações do Cuarteto 4Mil, da Argentina; da Orquestra Residente, acompanhada da Cia de Dança Muovere; além da Orquestra Unisinos Anchieta, com o Concerto Série Pop, na companhia de Renato Borghetti.

As classes estão divididas em violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone, trombone baixo, tuba, saxofone, eufônio, harpa, percussão, violão clássico, piano, canto lírico e composição. As inscrições para os cursos foram realizadas em agosto de 2014 e cada candidato optou por um dos cursos e participou de processo seletivo. O Festival conta com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas, e apoio cultural da Faculdade Senac; da Universidade Federal e Museu do Doce, de Pelotas; da Universidade Católica de Pelotas; Unisinos, Bibliotheca Pública Pelotense, Expresso Embaixador e Ospa. A programação completa e mais informações sobre o 5º Festival Internacional Sesc de Música podem ser obtidos pelo site www.sesc-rs.com.br/festival.

Usina de Notícias – www.usinadenoticias.com.br.